domingo, 30 de dezembro de 2007

Ibitipoca 2007

Não poderia deixar meu "segundo lar" de fora deste blog. Ibitipoca é maravilhoso! Localizado a aproximadamente 100km de Juiz de Fora, este parque estadual mineiro tem formações geométricas muito curiosas (formas ovais, circulares e cortes em linhas retas são muito freqüentes).
A cidade no pé da serra chama-se Lima Duarte. Desta cidade até Conceição de Ibitipoca são 40 ou 50 minutos de estrada de terra ingreme em muitas partes. Dentro do Parque Estadual de Ibitipoca encontramos vegetação rasteira na parte mais alta e mata fechada no Circuito das Águas. Como o próprio nome diz, não falta água neste caminho. Cachoeira da Pedra Quadrada e Cachoeira do Macaco são destaques deste circuito, não esquecendo a famosa Ponte de Pedra! Lá de cima temos uma vista panorâmica linda!!! Ibitipoca é repleta de cânions (paredões de pedra) e para chegar à Ponte de Pedra, passamos por cima deles.
A Janela do Céu é, na minha opinião, o lugar mais bonito de Ibitipoca e fica na parte alta. Para chegar lá, o caminho é bem diferente: muito seco e com várias grutas para serem visitadas (a gruta dos Três Arcos é muito visual!). A caminhada até a Janela é mais longa (cerca de 1:30 h) e é bom levar bastante água porque só tem água quando chega na Cachoeirinha e Janela do Céu. Para chegar à Janela do Céu podemos escolher ou a trilha ou seguir pelo rio formado pela Cachoeirinha. Aliás, a Cachoeirinha tem esse nome devido ao volume de água e não pelo tamanho (de cima é o maior abismo, eheheh). Quando chegamos na Janela do Céu, somos brindados com a vista mais linda que eu conheço de Ibiti! Particularmente, eu gosto muito do visual de uma rocha pontiaguda que fica na lateral e dá pra ver a cachoeira inteira e olhar lá pra baixo e ver os dois poços formados por ela (um mais acima e o lá de baixo, que é bem maior). Tb dá pra ver o paredão em formato curvo que é surreal!!! Só mesmo quem já chegou nessa rocha teve esse visual privilegiado! Tb é muito legal olhar lá pra baixo do próprio rio no pé da cachoeira. A galera gosta mais de curtir o visual de dentro do rio e olhar pra frente e sentir na pele porque o lugar tem esse nome: quando estamos dentro do rio e olhamos em direção à cachoeira, só vemos o rio, o céu e a mata nos dois lados formando uma moldura natural. O nome não poderia ser mais adequado! Quando forem a Ibitipoca não deixem de visitar essa maravilha! Janela do Céu é demais!!! Tenho muitas fotos de lá, mas estão em papel. A maioria das fotos abaixo são abstratas com muito zoom proporcionados pela tele 75-300mm. Experimente olhar em vários ângulos. Essas fotos não tem uma única forma de serem vistas, eheheh.

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Pedra Assentada - Parna Itatiaia (Parte Alta)

A Pedra Assentada fica no Parque Nacional de Itatiaia (Parte Alta). O início do caminho é o mesmo das Prateleiras. Quando chegamos à sua base, devemos seguir acompanhando as Prateleiras, passar pela Pedra da Tartaruga e ir descendo. Chegamos num local que é uma pequena escalaminhada até que damos de cara com a base da interessante Pedra Assentada.
Como as Prateleiras são incrivelmente fotogênicas, a maioria das fotos abaixo são diferentes ângulos em diferentes momentos que tirei dessa majestosa formação rochosa! Prestem atenção nas nuvens que deram o ar da graça em determinado momento, encobrindo belamente as Prateleiras... Um belo presente dos céus!
Toda parte alta do parque é muito curiosa... é como se voltássemos à pré-história. Tem até um vale com esse nome por lá: o Vale Pré-Histórico. As rochas são intrigantemente empilhadas umas sobre as outras num capricho da natureza. Uma verdadeira obra de arte de proporções gigantescas! Só vendo com os próprios olhos para sentir a forte energia que rola naquele lugar!
Muitas formações nos lembram formas humanas, animais, objetos... É só deixar a imaginação fluir...

Pedra da Tartaruga

Pedra Assentada